Relacionamentos, segundo o meu ponto de vista, são como meios físicos que utilizamos para navegar pela vida. Como se fosse um bote descendo um rio, uma corredeira constante, onde não exista um ponto a partir do qual não precisamos nos preocupar mais, e sim um constante movimento. Logo, para que as relações dêem certo, temos que cuidar delas o tempo todo.
São processos em que devemos entrar para doar (to give) - contribuir, dividir, ceder - e não para tirar (to take) - sugar, arrancar, se aproveitar,... Assim, ambas as partes se sentirão felizes, completas e realizadas, porque estarão "remando", se empenhando em satisfazer o outro e cooperando por algo maior e melhor.
Acredito que para se ter sucesso na relação:
1- ambas têm que se sentir importantes;
2- ambas têm que se sentir únicas;
3- ambas têm que sentir segurança no outro, na relação, nas crenças e valores e, nas decisões do outro;
4- a relação tem que gerar crescimento pessoal;
5- ambas têm que se sentir amadas;
6- têm que haver compartilhamento de tudo - das decisões, de informações, de situações boas e ruins (sharing); as pessoas devem estar conectadas; a comunicação deve ser fácil, constante, e sincera;
7- deve representar contribuição de ambas as partes, reciprocidade (given);
Mas como correlacionar isso com o relacionamento com clientes?
Na minha opinião, levando em consideração as 7 necessidades acima, podemos dizer que para um relacionamento bem sucedido, próximo, forte e duradouro com os clientes é preciso:
1- que eles se sintam V.I.P.s, importantes, e clientes especiais;
2- que se sintam únicos, com suas necessidades e desejos reconhecidos (daí a relevância da gestão do relacionamento com o cliente - CRM;
3- têm que sentir que mantemos o que prometemos, que consideramos a confiabilidade e a credibilidade a base das relações;
4- a relação tem que trazer crescimento para ambas as partes, agregar valor (benefício maior do que o custo para obter e manter);
5- têm que ser bem atendidos, respeitados, ouvidos, receber atenção;
6- a comunicação deve funcionar, como em uma via de mão dupla, ser sincera, assertiva e elegante. As informações devem ser compartilhadas, o cliente precisa receber informações sobre o que está acontecendo, e da forma preferida por ele;
7- a relação deve representar contribuição de ambas as partes (given) para algo maior, o prestador de serviços se empenhando ao máximo para encantar o cliente, e este compreendendo que a empresa precisa ganhar dinheiro para continuar a operar com qualidade e sobreviver.
Acredito que se seguirmos esses 7 requisitos, teremos muito maior chance de conseguir uma relação forte e duradoura com os nossos clientes!
Ótimas dicas de relacionamento com o cliente. Essas 7 premissas deveriam guiar todas as pessoas em todos os seus relacionamentos.
ResponderExcluirExcelente conceito de relacionamento. Como trabalho com o treinamento dos operadores de call center e vendedores, entendo bastante a importancia da construcao desse relacionamento com nossos clientes. Muitas pessoas ainda nao perceberam esta relevancia, que deve ser maior quando se trata de servicos!
ResponderExcluirMuito bom texto.
ResponderExcluirComo trabalho diretamente na área de Supervisão de CRM, vou me utilizar e implementar muito dessas 7 premissas, sendo que para o mercado B2B é fundamental (B2C - idem)
Abraço,
Daniel.