Com esse avanço das mídias sociais fica muito difícil para as empresas controlarem o que é dito a respeito delas. Se começarem a falar mal de uma empresa numa rede social, por exemplo, isso pode ter um poder enorme.
Uma idéia boa e que muitas empresas grandes têm aderido é criar um perfil nas redes sociais, eventualmente gerar conteúdo que tenha a ver com a marca. Com isso, se consegue juntar ali vários defensores da marca e vai se criando um público fiel. Se, por ventura, começar a surgir algum boato ou falarem alguma coisa negativa da corporação, esses seguidores atuarão como defensores da marca.
A rede de cafés Starbucks, por exemplo, investe pesado nas redes sociais, o que só ajuda a fortalecer a marca dela e a vender os conceitos e produtos novos que ela quer emplacar. Eles criam promoções em Twitter, Facebook, Brightkite, Foursquare, YouTube, MyStarbucksIdea.com e Starbucks.com. E ainda fazem algumas ações voltadas só para o público de celular. Com isso pegam quase todos os perfis, e ajudam a marca a crescer ainda mais.
Outra coisa que pode acontecer cada vez mais, é os funcionários usarem mais e mais as redes sociais, tanto no trabalho, quanto fora. Um dos mitos que existe é pensarem que os funcionários vão perder tempo de trabalho navegando nas redes sociais. Mas atualmente, com a disseminação dos smartphones a pessoa vai ficar conectada 24h, participando das redes de qualquer maneira. Percebendo isso, muitas empresas já criaram redes sociais dentro delas próprias para os funcionários se comunicarem.
É fundamental que se pense e defina uma política de rede social para a empresa. Caso contrário pode ocorrer o que já está acontecendo com muitas empresas: os funcionários falam segredos e estratégias da empresas pelas redes sociais, ajudando, sem querer, os concorrentes.
O mundo se modernizou e é preciso acompanhar as novas idéias.
Abraços,
Newton.
Gostei muito do artigo, realmente as empresas precisam aderir a estes conceitos; muitas ainda nao preceberam a melhor maneira de se unir a esta ideia.
ResponderExcluirConcordo completamente que é preciso aderir as reder sociais. Mas muitas empresas aqui no Brasil ainda têm a cabeça arcaica... Uma pena! Mas acho que a tendência é isso mudar aos poucos...
ResponderExcluirMuito interessante o artigo. Repassarei pro pessoal da minha empresa. É preciso que as pessoas se abram pra essas idéias. Abraços e parabéns pelo blog.
ResponderExcluir