Fico muito impressionado e até bastante surpreso quando vejo que, em tempos em que se é sabido por todos que a qualidade do serviço é a alma do negócio, que atendimento é fundamental para fidelização, e que o boca-a-boca e a internet têm um poder de levantar ou detonar qualquer negócio, ainda há empresas que não se preocupam com o cliente. E a Livraria Galileu é uma delas.
Vou relatar aqui a experiência muito ruim que tive com eles e a falta de cuidado e preocupação que eles têm com o cliente.
Eu ganhei na noite de Natal (dia 24 de dezembro) um livro, que foi comprado no dia 13 do mesmo mês. Colado no envelope que embalava o livro havia um pequeno adesivo mencionando a data de compra e que a troca deveria ser feita em até 15 dias a partir da compra.
Assim que tirei-o da embalagem, percebi que já tinha um livro igual e então resolvi que trocaria o presente.
Na primeira semana de janeiro, retornando dos feriados, fui até a loja da Livraria GALILEU no Largo do Machado para efetuar a substituição. Ao chegar lá, solicitei a troca e qual foi a minha surpresa quando o atendente me disse que já havia passado o prazo e que eu não poderia mais trocar.
Eu ponderei que livros não são artigos tão perecíveis assim e que eu não havia percebido a limitação imposta pela livraria. Ponderei ainda que os 15 dias após a compra completaram no dia 28 de dezembro, 2a. feira após o Natal, e que portanto eu só teria esse único dia para a troca... que neste caso o procedimento não fazia sentido.
Foi aí que o atendente chamou o Gerente, que me disse que sentia muito, mas que não podia fazer nada!
Ou seja, o Gerente demonstrou total foco nos procedimentos internos da empresa e não no cliente. Se limitou a cumprir esse procedimento padrão e nada mais... mesmo em uma época especial, em que as pessoas ganham muitos presentes e deixam para trocar em janeiro.
Ele não sabe ainda, mas essa falta de sensibilidade dele fez com que eu, um professor que compro, em média, 1 livro por semana, nunca mais recomende ou volte a qualquer loja da rede deles. Além de ser uma perda para a loja (principalmente no meu caso, que tenho escritório no Largo do Machado e poderia me tornar um cliente assíduo), foi uma perda para toda a rede, pois Livraria GALILEU para mim, nunca mais!
Para o vendedor pode não ter feito diferença, mas para os donos da loja e da rede com certeza fará. Pois as pessoas têm poder de influenciar outras, ainda mais hoje com o mundo da internet e das redes sociais...
Para vocês refletirem...
Já tive o mesmo problema com a Saraiva do Rio Sul.. Me irritei tanto que pedi pro gerente segurar o livro, enfiei um cartão meu no bolso dele e falei pra ele me ligar se quisesse e fui embora..(o nome dele era Ulisses.. não me esqueço nunca mais)..
ResponderExcluirDuas semanas se passaram e como não recebi notícia mandei um mail bem escrito pro SAC. Em 2 dias com mil pedidos de desculpas me solicitaram ir à mesma loja para a troca e para receber as desculpas do despreparado gerente..
Quando é que vão aprender que serviço tem que ter diferencial!!!!
Grande mestre,
ResponderExcluirDevido a péssima experiência contada, não irei passar perto da Galileu, pois posso ser o próximo a ser lesado.
Abraço,
Daniel
MKT 79 - Barra.
Muito mal! O que eles perderiam viabilizando a troca do livro por outro do mesmo valor? (verificando que o livro não esteja usado)
ResponderExcluirTalvez, sob a ótica do negócio, eles estão evitando que espertinhos comprem livros, os leiam, e troquem por outro. Um esquema de 2x1 que os malandros de plantão poderiam implementar. Mas convenhamos que as livrarias não são o habitat natural do perfil psicográfico do malandro, e sim de pessoas cultas, esclarecidas e éticas.
Tenta mandar uma reclamação pelo site da Galileu, Newton.
Abraço!
Filipe Frota Mkt Barra