Uma música é capaz de acalmar em situações tensas e lhe deixar animado quando você está triste. Pode lhe trazer boas lembranças e fazer você se emocionar. E, não é raro, você está andando, um jingle de uma propaganda começar a tocar na sua cabeça e você ficar brigando pra tirar ele de lá…
Não temos dúvida do enorme poder do som. Mesmo assim, 83% das propagandas têm o seu foco, quase que exclusivo, na imagem.
Um estudo muito interessante feito pelo Buyology Inc. e Elias Arts revelou quais os sons que fazem seu cérebro acender mais.
Eles expuseram cinquenta voluntários a uma série de sons (incluindo sons naturais, tecnológicos e de publicidade). Para medir a intensidade das reações aos sons, foram usadas as respostas elétricas do corpo, da pele, da pupila e das ondas cerebrais.
Os cinco primeiros sons (sendo marca ou sons naturais) que trouxeram reações mais fortes ao cérebro foram:
1 – Gargalhada de Bebê
2 – Intel
3 – Telefone vibrando
4 – Caixa registradora
5 – National Geographic
Fiquei muito impressionado com alguns desses sons.
O Neuromarketing vem estudando a essência do comportamento do consumidor, o cérebro humano, como ele se comporta em resposta aos sons, cheiros, ruídos, imagens etc. E é sempre muito revelador saber como os cérebros humanos estão funcionando nesse momento e como eles respondem ao que nos rodeia.
E é preciso ficar atento, porque o cérebro responde quase que de maneira imediata ao estímulo sonoro.
Muito interessante.
Esse assunto me fascina e em breve postarei novas descobertas e tendências. Não deixem de assistir à série Lie to me, que passa nas noites de 3ª. feira, na FOX.
achei isso muito interessante.
ResponderExcluircomo som da gargalhada de bebê, foi o primeiro, parece que está todo mundo mais emotivo.
o negócio é espernear quando o cliente não concordar
Gostei.
Newton,
ResponderExcluirMuito interessante texto.
Recomendo leitura do livro: A lógica do consumo de M. Lindstrom.
Abraço,
Daniel
Mkt Barra.
Adoro o assunto.
ResponderExcluirSuper atual!
Parabéns, Professor! Na vanguarda, sempre!
F.A.,
IN
Adoreiiiiiiiii... Parece que você disse que enviaria um lik com vários episódios do Lie to Me,é isso??? Estamos no aguardo.
ResponderExcluirThais Valadares-mkt 27 BH
Ótimo! Isso vai ser cada vez mais utilizado na hora de pensar em como se aproximar do cliente. E do próximo de modo geral.
ResponderExcluirMuito bom o texto, parabéns!!!
Amora Leite
Interessante como telefone vibrando é mais expressivo do que o telefone tocando... Com certeza pelo fato dehoje em dia cada um ter um toque diferente...
ResponderExcluirExcelente!
Fred
Respondemos de forma quase que automática para sons que é de natureza mais "concreta". Imagina para estímulos mais sutis ou complexos ... Muito interessante.
ResponderExcluirMario Bastos
Prezado Professor.
ResponderExcluirObrigado por mais essa matéria interessante ligada ao dia-dia do cotidiano, que comumente passa despercebida pela razão, embora presente na emoção.
Airton Nogueira
Porto Ferreira-SP
MKT 15 - FGV
Estímulos neurológicos e seus efeitos são certamente uma poderosa arma. Ferramenta que deve ser cada vez mais estudada e utilizada, já que está cada vez mais difícil despertar a atenção em meio aos bombardeios das diversas mídias buscando seu público-alvo. Parabéns pelo texto professor.
ResponderExcluirMuito interessante essa pesquisa. Com tantos estímulos que temos fica difícil focar a atenção. Quem for esperto se aproveita disso para saber como chamar mais a atenção do cliente mesmo. Excelente e inovador. Parabéns.
ResponderExcluirClaro que não sabemos quais foram os 50 estímulos sonoros realizados na pesuisa, mas se pensarmos que entre os 5 mais percebidos pelo cérebro estão celular vibrando e caixa registradora... é no mínimo curioso... Sinal dos tempos modernos!
ResponderExcluirMuito bom o texto. E parabéns pelo blog, excelente conteúdo.
Anne