sexta-feira, 5 de março de 2010

Compra de roupa pela internet cresce e marcas investem

Apesar de ainda pouco comum, o hábito de comprar roupa pela internet no Brasil está crescendo e as empresas que não são especialistas nesse setor estão se adaptando.

As marcas estão se aventurando em lançar suas lojas virtuais ou aprimorar as que já existem. É o caso de lojas como Renner, C&A, Cantão, Osklen, Checklist, Redley, entre outras.



  
Algumas marcas vendem as suas roupas em lojas virtuais, como a Glamour, por exemplo que fechou essa semana com exclusividade no pais, a venda de roupas da Tommy Hilfiguer na internet.

O segmento de roupas e acessórios registrou um crescimento de 108% na variação de pedidos entre outubro de 2009 e o mesmo mês do ano anterior. É um aumento gigante e a tendência é crescer cada vez mais.

Mas o Brasil enfrenta desafios nessa ares. Um dos principais é a falta de padronização nos tamanhos. Por incrível que pareça o Brasil ainda não tem um padrão bem definido de tamanho, o que dificulta na hora de comprar sem experimentar, principalmente para as mulheres.

Algumas lojas como a Cantão e a Redley oferecem conveniência do cliente poder trocar a mercadoria nas lojas físicas, o que já é um grande facilitador da compra.

O principal perfil do consumidor são os jovens. Por isso as empresas precisam se adaptar e entender que no futuro talvez grandes partes do faturamento das lojas venham da internet.

Nesse mundo digital as transformações vem cada vez mais rápidos. É preciso ser flexível.


4 comentários:

  1. Eu ainda tenho restrição em comprar roupa pela internet aqui mesmo por causa do tamanho, padronagem... Ainda tem que melhorar muito nesse sentido. Mas também acredito que esse é o caminho.

    André Fontes
    (Marketing SP)

    ResponderExcluir
  2. Conforme tem sido apresentado pelo palestrante Leo Martinez (diretor de criação da agência V+Z) nas minhas aulas na FGV, hoje há ferramentas tecnológicas que possibilitam que você “experimente” a roupa utilizando a própria internet, com a relidade aumentada (augmented reality). É muito interessante. E, pelo visto, realmente veio para ficar.”
    Newton

    ResponderExcluir
  3. Uma das ferramentas que surgiram pra mudar mesmo esse mercado é da Espanhola Zughara http://www.zugara.com/ Quem está nesse mercado deve dar uma olhada.
    Nós aqui na V+Z já orçamos com eles essa ferramenta pra um cliente e descobrimos que usar Realidade aumentada pra vender roupa online não é caro assim.

    Abraço.. O blog tá cada dia melhor.

    Essas ferramenta

    ResponderExcluir
  4. Confesso que fico com pouco de medo de comprar roupa pela internet... você nunca sabe se vem do tamanho certo, se veste bem em você. É uma das poucas coisas que acho arriscado!
    Acho que lá fora o povo não tem tanto essa mania de precisão com caimento, mas aqui no Brasil não sei se pega.

    Tatiana Riefstein

    ResponderExcluir